About

Pages

domingo, 13 de outubro de 2013

Poda de Pitaia: como e para que fazer?

A poda é necessária para manter a forma e o tamanho das plantas, ela garante o quanto sua planta pode se tornar grande e produtiva, já que ele incentiva o crescimento para cima, no topo da planta. A poda também aumenta a quantidade de frutificação em época de colheita. 

Você vai precisar podar regularmente ou então ela irá se transformar em uma massa muito ramificada, densa que irá bloquear a luz, incentivar fungos e doenças bacterianas, e ira dificultar a colheita das frutas.

Poda também serve para remover todos os ramos doentes e mortos. Ela pode ser necessária mais de uma vez por ano, se o seu pé de  pitaia está crescendo vigorosamente. Após a poda, as extremidades cortadas podem ser tratadas com um fungicida para ajudar a evitar o apodrecimento no lugar onde foi feito o corte. . Você também pode querer usar um pouco da poda de mudas para começar novos pés da fruta.

Você vai descobrir que a poda também ajuda a promover a floração e a ramificação do caule e irá aumentar a sua produção de pitaya proporcionalmente.

Cuidados necessários para o bom desenvolvimento da sua planta passo a passo:


Seguindo estes passos você terá excelentes resultados com sua planta.

Não se esqueça de comentar aqui em baixo, deixe sua opinião, conte sua experiência. 

16 comentários:

  1. ola boa tarde gostaria de informação sobre o tipo de solo para plantar Pitaya qual e mais apropriado para a amarela e qual e mais apropriado para a vermelha

    ResponderExcluir
  2. obrigada.pra mim valeu muito.Vou podar as minhas mudas

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante.tenho uma ha anos e nao sabia o nome.vou seguir essas dicas e ver o resultado

    ResponderExcluir
  4. Até o momento não tenho um parâmetro de quantos ramos devo deixar por metro quadrado. Minha vivência é com uvas de mesa onde deixo de 5 a 7; na pitaya estou testando várias maneiras para definir este parâmetro principalmente porque na zona onde estou testando tem muita umidade e a colchonilha pega pesado

    ResponderExcluir
  5. Até o momento não tenho um parâmetro de quantos ramos devo deixar por metro quadrado. Minha vivência é com uvas de mesa onde deixo de 5 a 7; na pitaya estou testando várias maneiras para definir este parâmetro principalmente porque na zona onde estou testando tem muita umidade e a colchonilha pega pesado

    ResponderExcluir
  6. Fizemos a poda porem não esta havendo frutificação e sim crescimento de
    de novos ramos ao longo dos ramos podados. Erramos na época (lua) da
    poda?

    ResponderExcluir
  7. A minha frutificou daí depois fiz a poda e esse ano não produziu o que pode estar acontecendo e qual lua para podar?

    ResponderExcluir
  8. Qual a melhor epoca para podar pitaya a fim de induzir sua produção?

    ResponderExcluir
  9. tenho varios pés de pitaya a 3 anos e nunca deu nem flores e elas estão enormes, por favor me ajudem, respondam por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha só deu quando podei elas e coloquei esterco 😉

      Excluir
  10. tenho varios pés de pitaya a 3 anos e nunca deu nem flores e elas estão enormes, por favor me ajudem, respondam por favor

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde! Gostaria de saber se tem um mês específico para poda da pitaya para produção?

    ResponderExcluir
  12. poda após a colheita de maio a junho tem que eliminar os ramos que crescem da haste principal

    ResponderExcluir
  13. qual e mês mais correto para fazer a poda da pitaya e mês que ela começa a dar flor sou do Paraná

    ResponderExcluir
  14. Qual o mes adequado para pida de pitaia

    ResponderExcluir